Por que há tantas denominações?

A resposta é que toda essa confusão de igrejas, denominações e seitas que vemos no cristianismo é fruto da desobediência do homem. Cristo só tem uma Igreja, que é aquela que Ele comprou com Seu precioso sangue. E dela fazem parte todos os que verdadeiramente crêem. mas o homem decidiu separar os crentes por nomes, doutrinas, líderes e costumes, criando suas próprias "igrejas" que são apenas para tristeza de Deus e escândalo para o mundo.

Eu, assim como muitos irmãos espalhados por todo o mundo, não pertenço a qualquer denominação ou "igreja" no sentido denominacional. Mas me congrego com outros irmãos somente ao nome do Senhor Jesus Cristo, para aprender da Palavra de Deus, ter comunhãon com os irmãos, lembrar o Senhor na Sua morte, por meio da celebração da Ceia do Senhor, e também orar, além de cantar hinos de louvor e adoração ao nosso Deus.

Leia os textos nos links abaixo para ter uma idéia da ruína em que se encontra a cristandade e do que o crente sincero deve fazer em tempos como estes. Leia também 12 Cartas a um Jovem Convertido para aprender mais sobre este assunto, bem como outros para sua edificação.

Por Que Nos Reunimos Assim?
Você Parte o Pão? Por Que, Quando, Onde e Como?
Reunião de Oração
A Mulher: Seu Lugar nas Escrituras
Que Denominação é Esta?

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Para onde o crente vai quando morre?

Quando eu usar a expressão "crente" aqui, entenda que não estou falando de alguém que seja membro de uma religião protestante ou evangélica, mas simplesmente daquele que crê em Jesus como seu Salvador e Senhor. Estarei me referindo à pessoa que nasceu de novo; que tem sua salvação eterna assegurada pela obra que Cristo consumou no Calvário; de alguém que foi objeto da misericórdia de Deus, não recebendo o que merecia, e da graça de Deus, recebendo o que não merecia. Estarei falando daquele que já está em Cristo, "depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (Ef 1:13).


Apesar de usarmos repetidas vezes a expressão "ir para o céu" quando nos referimos à situação do crente após a morte, só existe uma passagem nas Escrituras em que essa promessa é feita: Ao ladrão na cruz, ao qual foi prometido o encontro com Cristo naquele mesmo dia no Paraíso.

Luc_23:43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Algumas religiões tentam distorcer esta passagem colocando uma vírgula depois da palavra "hoje": "Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso", como se "hoje" estivesse relacionado ao momento em que o Senhor disse aquilo, e não ao momento em que estariam juntos no Paraíso. Essa ideia foi popularizada pelas Testemunhas de Jeová em sua tradução espúria da Bíblia, feita para adaptar o texto às suas doutrinas. Dentre outras coisas, aquela seita nega a esperança imediata de o crente estar com Cristo após a morte e nega também -- o que é mais grave -- a própria divindade de Cristo.

Paulo identifica o "Paraíso" em sua epístola aos Coríntios como sendo o "terceiro céu".

2Co 12:2-4 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu... Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

"Terceiro céu" é a esfera que está acima da atmosfera onde voam as aves (primeiro céu ou atmosfera) e do firmamento onde estão planetas e estrelas (segundo céu, identificado na Bíblia como o "firmamento"). O terceiro céu é a esfera onde habitam os anjos e os salvos por Cristo. Acima de todos os céus, ou a "luz inacessível" é onde Deus habita, uma esfera vedada ao homem.

Apo 6:14 E o céu (primeiro céu ou atmosfera) retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.

Dan_12:3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento (segundo céu); e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

Efs_4:10 Aquele que desceu [Jesus] é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

1Tm_6:16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível [acima de todos os céus]; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno.

Apesar de não termos explicitamente na Bíblia a expressão "ir para o céu", temos muito claro que, para o salvo, sair desta vida significa "estar com Cristo, o que é ainda melhor" (Fp 1:23). Portanto, não é o "lugar" futuro que o crente almeja, mas a companhia de Jesus, algo que ele já desfruta aqui apesar das barreiras criadas por este corpo ainda imperfeito. Será bom estar no céu, mas não são as sensações de felicidade ininterrupta que o crente busca, e sim a Pessoa que o salvou: Jesus.

Alguns erros surgiram ao longo dos séculos de cristandade, um deles a ideia de que o crente que morre ficaria em uma espécie de sono da alma. Isso é logo descartado pelo caso contado pelo Senhor do rico e de Lázaro -- isto mesmo, "caso", pois a história do rico e de Lázaro não começa identificada como parábola, como o Senhor faz com as parábolas. Ambos estão muito vivos e conscientes. Escrevi algo sobre o significado de "dormir" neste link:

http://www.respondi.com.br/2011/04/os-mortos-estao-dormindo.html

A ideia que alguns também têm de que haverá uma destruição definitiva dos ímpios no final também é descartada pelo que o Senhor diz acerca do "bicho que nunca morre". A partir do dia em que fomos gerados, passamos a ter uma alma imortal, seja o seu destino o céu ou o lago de fogo. Escrevi sobre isso aqui:

http://www.respondi.com.br/2009/10/existe-consciencia-no-pos-morte-para.html

Mas então o que acontece com a pessoa após a morte, e antes que venha o dia de sua ressurreição? Onde ela estará? Como estará? É certo que o crente estará aguardando da ressurreição do corpo, o qual voltou ao pó após a morte, e já vimos que essa pessoa estará consciente e apta a desfrutar de alegrias, enquanto o perdido já estará padecendo o sofrimento no hades (palavra grega que significa lugar dos mortos, às vezes traduzido por "inferno") antes mesmo de seu destino final que será o lago de fogo.

Obviamente o estado do crente no pós-morte e antes da ressurreição trata-se de um estado intermediário e passageiro. Jesus ressuscitado é "as primícias dos que dormem" (1 Co 15:20). Na Bíblia a expressão "dormir" é usada para os que morreram na fé e está relacionada ao corpo, não à alma e espírito. Isto fica muito claro quando é feita menção da morte de Davi, como tendo dormido e visto a corrupção. Obviamente Davi era um homem salvo e sua alma e espírito não viram a corrupção, mas apenas o seu corpo material.

Ats_13:36 Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e [seu corpo] viu a corrupção.

1Co_15:42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.

Ats_2:31 Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno [hades], nem a sua carne viu a corrupção. (Esta passagem deixa claro que nem uma coisa nem outra aconteceu com Jesus: ele nem foi para o hades e nem seu corpo se corrompeu - se você é daqueles que acha que Jesus desceu ao hades para pregar lá é melhor ler este link: http://www.respondi.com.br/2008/12/jesus-foi-pregar-no-inferno.html )

Outras passagens que utilizam o verbo dormir para a morte dos santos, sempre relacionado ao corpo, como foi com Davi no versículo acima:

1Co_11:30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
1Co_15:20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
1Ts_4:15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
1Co 15:17-18 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
2Pe_3:4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais [patricarcas] dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

Mas vamos voltar ao nosso assunto, que é a preciosa esperança que o crente pode ter de estar com Cristo imediatamente após sair desta vida pela morte, se o arrebatamento não vier primeiro. O crente não está aqui esperando pelo cumprimento de profecias do Antigo Testamento, pela vinda do Anticristo, pela concretização da apostasia, pela deterioração das condições do mundo, e nem pelo reino milenial de Jesus. A esperança do crente é estar com Cristo, assim como a noiva (que é um tipo da Igreja) espera pelo noivo, e não pela festa de casamento, cartório, presentes etc. Se não for assim, tem alguma coisa muito errada com a noiva...

1Jo_3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

Rom 8:29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Uma prévia do que seremos pode ser vista no monte da transfiguração, quando Moisés e Elias apareceram em glória juntamente com Jesus em Lucas 9:28-36. Os dois profetas de Deus estavam vivos, conscientes e foram imediatamente identificados, ou seja, não perderemos nossa identidade na glória. Eu serei eu, você será você e iremos nos reconhecer.

1Co 15:49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

Porém isso é a condição na qual estaremos eternamente, o que ocorrerá após a ressurreição, quando o Senhor "transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Flp 3:21). De qualquer modo, isto deve ser o que almejamos, estarmos com Cristo, sermos transformados à semelhança dele e desfrutarmos de todas as bênçãos espirituais reservadas para nós nos lugares celestiais, as quais já são nossas graças à obra que ele consumou (Ef 1:3).

Não faria sentido o crente ser mandado para um lugar intermediário e não diretamente para a presença de Cristo depois de termos revelado o desejo de Deus a nosso respeito. Acaso faria sentido Estêvão ter a visão de Jesus esperando por ele à destra da majestade nas alturas e não ir diretamente para lá após seu apedrejamento?

Ats 7:55 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
Ats 7:56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Ats 7:57 Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
Ats 7:58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
Ats 7:59 E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
Ats 7:60 E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

Fica muito claro nesta passagem que Estêvão não tem qualquer intenção de ver seu espírito ser lançado no hades, como pensam alguns ser este o estado intermediário entre a morte e o céu. "Senhor Jesus, recebe o meu espírito", diz ele, após ver "os céus abertos, e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus". Ele não diz para o Senhor receber o seu espírito depois de ele acordar ou sair do hades.

Seria um absurdo imaginar que Estêvão tivesse, ainda no corpo, um privilégio -- ver o Senhor claramente no céu -- que lhe seria negado imediatamente após sua morte, ou por ser lançado no hades para aguardar a ressurreição, ou por ficar em um estado de sono, como pensam alguns. Se a porção do crente já é Cristo, aqui e agora, de quem ele pode desfrutar a companhia, que estado intermediário seria esse inventado por hereges em que perderíamos esse privilégio até o dia ressurreição?

Todas as indicações do Senhor são de um desejo ardente de ter os Seus consigo o tempo todo, e não adormecidos ou fazendo estágio no hades.

Joã_12:26 Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
Joã_14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Joã_17:24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

Até mesmo enquanto estamos aqui neste corpo a exortação é para pensarmos no céu.

Flp_3:20 Mas a nossa cidade ["cidadania" ou "vocação"] está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

Col 1:4-5 Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,

1Pe 1:4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,

Portanto, tudo aponta para o céu, seja nossa esperança, seja o desejo do Senhor para nós estarmos com ele, e isso imediatamente após nossa morte, se esta ocorrer antes do arrebatamento. Não há nada na Palavra de Deus que mostre o hades como destino da alma do crente, mas sim do incrédulo. Para o crente, nada poderá separá-lo daquele que o salvou: Jesus. Nem sequer a morte será capaz de fazer isso, supostamente lançando a alma do crente em um estado intermediário no hades ou em alguma espécie de sono.

Rom 8:38-39 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Jesus não está no hades e eu também não pretendo fazer um estágio lá ausente da presença do Senhor.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

domingo, 27 de novembro de 2011

A VERDADEIRA SEMENTE: O que fazer com o ciume doentio?

A VERDADEIRA SEMENTE: O que fazer com o ciume doentio?: A Palavra de Deus deixa muito claro que o ciúme é pecado. Não falo aqui do santo ciúme que Deus tem pelos que são Seus, mas do ciúme da c...

domingo, 20 de novembro de 2011

Orando ao Pai e ao Filho

Leitura: João 16:23-26


Após Jesus morrer, ressuscitar, subir ao céu e ser glorificado, os discípulos não iriam mais perguntar as coisas a ele, como faziam aqui. Eles iriam orar diretamente ao Pai em nome de Jesus, na certeza de serem atendidos graças à estima que o Pai tem por Jesus. O Espírito Santo os capacitaria e ensinaria como orar.

Antes disso nenhum judeu se dirigia a Deus como Pai. Nos evangelhos Jesus introduz a oração ao Pai, e nas epístolas você encontra o apóstolo Paulo dizendo "orei ao Senhor", isto é, a Jesus. Mas em nenhum lugar na Bíblia você encontra alguém orando ao Espírito Santo, apesar de ele ser Deus. Se os apóstolos e profetas, que escreveram o Novo Testamento inspirados pelo Espírito, não ensinaram que ele deva ser invocado, adorado ou louvado, é melhor você não fazê-lo. Nunca se sabe que espírito irá atender à sua invocação.

Nos bastidores do mundo físico existem espíritos malignos com milhares de anos de experiência em enganar os seres humanos. Nós não os vemos, mas eles nos veem e nos acompanham. Sabem quase tudo a nosso respeito, conseguem prever nossos próximos passos pela observação de nosso comportamento, e são hábeis na arte de iludir e enganar. Pense neles como estelionatários espirituais.

Paulo advertiu que "o Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios" (1 Tm 4:1). João exortou: "Não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus" (1 Jo 4:1). Embora ele fale do espírito do homem que ensina, isso vale também para um espírito que porventura o esteja influenciando.

Como ter certeza se um espírito é de Deus? Não indo além do que está na Bíblia. Invocar o Espírito Santo é ir além do que está escrito. Se o próprio Espírito não nos autorizou a fazê-lo, devemos evitar.

As aparências enganam. Quando passavam pela Macedônia, Paulo e os que estavam com ele foram seguidos por uma jovem que proclamava: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação". Aquilo que parecia ser uma propaganda do evangelho revelou ser um espírito maligno.

Agora você entende por que algumas reuniões de cristãos mais parecem rituais pagãos, com pessoas rodopiando, caindo e se debatendo no chão, como se estivessem possuídas por algum espírito. Um cristão cheio do Espírito Santo não perde o domínio de si mesmo; ao contrário, Paulo afirma na carta aos Gálatas que o fruto do Espírito é "domínio próprio" (Gl 5:23). Confira na Bíblia.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Alegria, alegria!

Leitura: João 16:16-22


Jesus diz aos seus discípulos: "mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo". Como assim? Ele iria morrer e ser sepultado, e eles não o veriam mais até Jesus ressuscitar e ficar com eles por 40 dias. Então ele subiria aos céus e outra vez não seria visto até voltar para buscá-los no arrebatamento da igreja, ou antes, caso morressem. Quanto tempo se passaria nesses intervalos? Nem eles saberiam dizer, de tão rápido que seria.

Pelo menos é assim que Jesus ilustra a situação: "A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido no mundo um menino" (Jo 16:21). Ainda que um trabalho de parto seja demorado, toda a angústia da espera desaparece quando a mãe vê a criança. Aí é só alegria.

Os discípulos se angustiariam quando o vissem desfigurado e morto numa cruz, e pouco depois suas esperanças seriam literalmente sepultadas para sempre. Enquanto isso os incrédulos se alegrariam por terem se livrado de Jesus.

A ressurreição de Jesus pegaria os discípulos de surpresa e injetaria neles uma renovada dose de alegria. Mas não seria nada comparada à alegria que sentiriam a partir do dia em que o Espírito Santo de Deus viesse habitar neles e em cada crente em Jesus. No livro de Atos você encontra aqueles tímidos e amedrontados discípulos transformados em ousados pregadores. Aquela alegria ninguém poderia tirar deles.

De que tipo é a sua alegria? Se você só quer gozar esta vida sem prestar contas a ninguém, você se encaixa no perfil daqueles que se alegraram quando viram Jesus morto. Ele seria uma pedra no sapato deles se continuasse vivo por aí. Jesus nem precisava abrir a boca para deixar as pessoas incomodadas. Bastava ele ser quem era: o Filho de Deus, o único homem perfeito, a luz dos homens.

Qualquer coisa exposta à luz tem seus defeitos revelados, e é esse incômodo que Jesus causa nas pessoas até hoje quando ele é apresentado numa pregação do evangelho. Naturalmente fugimos da Palavra de Deus, pois ela é "viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas" (Hb 4:12-13) .

Você fica incomodado quando ouve falar de Jesus? Então você ainda não tem uma alegria eterna. E nem o acesso ao Pai, que é o assunto dos próximos 3 minutos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

10ª acusação: Uma substituição do que as Escrituras dizem a respeito à família pelo que a Psicologia e a Sociologia dizem


Resumo
extraído da pregação
A Psicologia e a Sociologia têm substituído as Escrituras no que diz respeito à família. Meus queridos amigos, pastores e líderes, pensem nisto. Nossas igrejas ou nossos cultos dominicais – melhor dito – são tão cosméticos. Apenas porque parece haver uma adoração bonita e um sermão que foi legal e as pessoas parecem “movidas”, isto não é evidência. Eu vou lhes dizer o que é evidência: A casa, os casamentos, as famílias.
O que importa se um homem ganhar o mundo inteiro e perder sua família? E deixe-me colocar dessa forma: Baseado no que você cria seus filhos e ama sua esposa? Baseado em quê? Se você não consegue ir às Escrituras, agora mesmo, pegar os versículos e me mostrar como sua família está fundada nela, eu posso lhe assegurar, você é cativo da psicologia, da sociologia, dos caprichos e das mentiras deste século. Veja bem, você não tem o direito de fazer isso. Você não tem autoridade, senhor, separado da Palavra de Deus.
[...] Nós violamos princípios bíblicos após princípios bíblicos após princípios bíblicos e depois imagina-mos por que está tudo uma bagunça.
Análise
Baseado no que você cria seus filhos e ama sua esposa? Baseado em quê? Se você não consegue ir às Escrituras, agora mesmo, pegar os versículos e me mostrar como sua família está fundada nela, eu posso lhe assegurar, você é cativo da psicologia, da sociologia, dos caprichos e das mentiras deste século. Veja bem, você não tem o direito de fazer isso. Você não tem autoridade, senhor, separado da Palavra de Deus.

9ª acusação: Um silêncio sobre santificação

Resumo
extraído da pregação
Há uma falta de ensino sério sobre santidade. Meu caro amigo, todo mundo concorda com ensino genérico sobre santidade. “Vamos ser santos. Nós precisamos ser mais santos”. Mas quando você é específico sobre o que isso significa, é ai que tudo fica tumultuado. [...]
Se Deus verdadeiramente converte um homem, ele vai continuar trabalhando nesse homem, através do ensino, da benção, da advertência e a disciplina. Ele vai certificar-se de que o trabalho que ele começou será completo. E é por isso que o escritor diz, “Sem santificação, sem santidade ninguém verá o Senhor”. Por quê? Porque se não existe crescimento em santidade, Deus não está trabalhando em sua vida. Se Ele não está trabalhando em sua vida é porque você não é um filho. [...]
“Você os conhecerá pelos seus frutos.” Santidade não é apenas uma expressão exterior – mas nós nos tornamos um povo que usa a obra interior do Espírito Santo como uma desculpa para dizer que nada vai acontecer no lado de fora. E isso não é verdade.  [...] Não me diga que Jesus tem a sua real essência e o centro do seu ser [seu coração] e isso não afeta seu corpo. Isso não vai acontecer.
Análise
Cristão, você deseja ser mais santo? Você tem crescido em santidade? Você tem feito guerra contra o pecado ou só murmurado por ser assim? Sua murmuração é um ato de descrença no poder do Espírito de Cristo. Você tem buscado oferecer por Jesus um sacrifício cristão radical?
Pastor, você tem falado sobre santidade? Genericamente ou especificamente? De forma legalista dando uma lista de faça isso, não faça isso ou mostrado a santidade que flui do amor por Cristo e por isso tem buscado exaltar Cristo como valioso e glorioso? Você tem oferecido a salvação como motivação suficiente para um forte amor por Cristo?

8ª acusação: Uma falta de disciplina eclesiástica amorosa e de compassiva


Resumo

extraído da pregação
Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. (Mateus 18:15)
A maioria dos pastores evangélicos atualmente na América devem pegar Mateus 18 e arrancá-lo das suas Bíblias.
Nós dizemos, “Oh, eu sou tão amoroso. Nós não podemos praticar disciplina. Somos muito amorosos.” Você é mais amoroso que Jesus? Ele é quem ordenou isso.
Análise
A disciplina eclesiástica é, em primeira análise, um esforço de se ganhar um irmão desviado ou em pecado. Contudo, se essa pessoa após ser repreendida não demonstra constantemente a ausência de arrependimento, então Jesus e Paulo nos ordena expulsar tal pessoa de nosso meio. Isso não é uma opção. É um mandamento que não é observado em muitas igrejas. Pastores, você tem amado suas ovelhas ao ponto de expulsá-las se necessário? Você tem obedecido a Cristo neste mandamento?

7ª acusação: Uma ignorância sobre a natureza da Igreja


Resumo

extraído da pregação
[...] o nosso objetivo e o resultado final do avivamento será o plantio de Igrejas bíblicas. Eu tenho um grande medo de que a Igreja local, hoje, seja desprezada. Diga a alguém que você é um pregador itinerante, que você tem um ministério mundial e todos se curvarão. Diga a alguém que você é um pastor de grupo de 30 e farão com que você se sente no fundo durante a conferência.
Jesus deu Sua vida pela Igreja, uma linda virgem, a igreja primitiva. Se você quer dar sua vida por algo no ministério, dê à Igreja, a uma Igreja, a um corpo de crentes, a uma congregação local. Isto é a Igreja.
[...] Todos nós sabemos sobre a Teologia Remanescente, você sabe que através de todo o curso de Israel, havia Israel, o povo de Deus e um remanescente de verdadeiros crentes. Este não é o caso da Igreja. Não há um remanescente de crentes ou um pequeno grupo de crentes dentro de um grande grupo chamado Igreja. A igreja é o remanescente.
[...] Pare de dizer todas estas tolices que você está dizendo, que o corpo de Cristo está dividido e que é uma bagunça e está cheio de pecado. Eu não falaria da noiva de Cristo dessa maneira se eu fosse você. O que você tem é um monte de bodes e joio no meio das ovelhas. E porque muito pouca disciplina bíblica e compassiva é praticada na Igreja, eles vivem entre as ovelhas, eles se alimentam dessas ovelhas e as destroem, e aqueles dentre vocês que são líderes na Igreja vão pagar um alto preço quando você estiver diante Daquele que as ama, porque você não teve coragem suficiente para se levantar e confrontar o ímpio.
Análise
O que é necessário para ser considerado um cristão? Repetir uma oração? Afirmar que crê em Cristo? O que é necessário para se tornar membro do corpo de uma igreja local? Mais do que ter as respostas para essas perguntas, você consegue dar as respostas pelas Escrituras?
Mais
Confira os artigos e os vídeos da 24ª Conferência.

6ª acusação: Um apelo não-bíblico


Resumo

extraído da pregação
[...] o mesmo convite superficial. Falam muito sobre um monte de coisas e então eles chegam ao convite e é quase como se todos tivessem enlouquecido.
Caminham em direção a alguém dizendo “Deus te ama e tem um plano maravilhoso para tua vida”. Já pensou em dizer isso a um norte-americano?
- “Senhor, Deus te ama, e tem um plano maravilhoso para tua vida.”
- “O que? Deus me ama? Bom, isso é maravilhoso porque eu também me amo! E Deus tem um plano maravilhoso? Eu também tenho um plano maravilhoso para minha vida! E se eu O aceitar em minha vida terei minha melhor vida agora? Isso é simplesmente maravilhoso.”
Isso não é evangelismo bíblico! Permita-me te dar algo no lugar disso. Deus vai a Moisés e diz isto.
“SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado” [Ex 34:6, 7]
A reação de Moisés: “E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;” [Ex 34:8]
O evangelismo começa com a natureza de Deus. Quem Deus é? Pode um homem reconhecer seu pecado se ele não tem um padrão com o qual se comparar? Se nós dissermos somente coisas triviais sobre Deus que divirtam a mente carnal dele será que essa pessoa poderá ser levado a um arrependimento e fé genuínos?
Análise
Como tem sido seu evangelismo? Você tem ofertado a salvação de nosso glorioso, bondoso, irado Deus para pecadores indignos ou ofertado uma vida boa? E não precisa ser só boa no sentido de prosperidade material, não. Talvez você esteja vendendo Cristo para pessoa ter paz de alma. Certamente aquele que vem a Cristo encontrará paz, mas se você tem apresentado Cristo como um ticket, como um meio para o fim do bem estar humano, então você não tem evangelizado, você tem desprezado ao Salvador.
Washer faz uma boa análise sobre evangelismo nesta acusação. Reveja este trecho e examine-se a si mesmo.

5ª acusação: Um desconhecimento da doutrina da regeneração


Resumo
extraído da pregação
[...] a salvação não pode ser manipulada pelo pregador, e é uma obra extraordinária do poder do Deus todo-poderoso.
[...] sem uma manifestação magnífica da obra regeneradora do Espírito Santo, nada do que ele dissesse teria vida. É o Espírito que dá vida e, nesse sentido, todos nós que proclamamos sua Palavra devemos proclamá-la como profetas. O que eu quero dizer com isso? Somos sempre, sempre um Ezequiel diante daquele vale de ossos secos. E como eles estão secos! E então saímos para ver tudo aquilo e o que é que fazemos? Profetizamos! Dizemos “Ouçam a Palavra do Senhor”. E sabemos que o sopro de Deus deve soprar nesses mortos, caso contrário não ressurgirão. Aí, quando tiver plenamente captado isso no mais íntimo de seu ser, não vai mais se entregar à manipulação que tantas vezes é feita em nome do evangelismo neste país. Você proclamará a Palavra de Deus. [...]
[...] por causa dos últimos anos e das últimas décadas de evangelismo, perdeu-se totalmente a percepção do que significa ser nascido de novo. Tudo o que significa é que uma vez, numa cruzada, você tomou uma decisão e acha que o fez com sinceridade. Mas não há nenhuma prova de uma obra sobrenatural de recriação do Espírito Santo em sua vida. Se alguém – não se alguns – “se alguém está em Cristo, nova criatura é”.
Análise
Washer afirma que “se tem uma doutrina esquecida na Igreja hoje, e isso está destruindo o evangelismo, é a doutrina da regeneração” (vídeo). E o não conhecimento dessa doutrina no Brasil gerou efeitos diferentes do contexto de Washer. Certamente é verdade que há muitos falsos cristãos que por terem feito a “famosa oração” uma vez se considerem salvos, mas, talvez por causa da influência católica, vemos em nosso país uma forte tendência para a salvação pelas obras. Não entender regeneração (e justificação e o Evangelho) afeta sua visão de santificação. Infelizmente há muitos buscando a santificação de uma forma legalista, buscando por suas obras nascerem de novo ou serem declarados justos.
Não que não devamos buscar com todo nosso empenho, em uma santa violência, a santidade, mas esta busca provém de um coração que foi transformado por Deus. É uma busca fundamentada na graça, não no mérito. Então, pergunto: sua vida tem dado frutos de que você é nascido de Deus?
1) Mas quais frutos? Impecabilidade? Não! Mas uma vida de crescimento em santidade.
Você tem vivido uma vida sem se importar com santidade? Isso talvez seja uma demonstração que você não é nascido de novo. Se este é seu caso, arrependa-se e olhe para Cristo como seu único Salvador e peça que Ele o salve e transforme. Se você não tem confiado em Cristo no fundo do seu ser para salvá-lo, então talvez você nunca tenha sido de fato um cristão. Então, venha para Cristo.
E se você hoje está vivendo um cristianismo “morno”, meu apelo é o mesmo: volte-se para Cristo! Volte para casa (vídeo).
2) Mas quais frutos? Perfeição? Não! Mas uma vida de arrependimento e fé em Cristo.
Talvez seu caso seja que você está se esforçando tanto em seu próprio braço e você não sente a doce paz de confiar em Cristo e, por isso, você duvida ser realmente salvo. Sugiro que você veja estevídeo de Washer, onde ele responde a um jovem que também duvidava sua salvação.
Talvez você esteja esperando um arrependimento perfeito (vídeo). Meu irmão, tudo que é necessário para ser salvo é olhar para Cristo. “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Isaías 45:22). Sua vida irá testemunhar que você nasceu de novo, mas se você ficar olhando parar si mesmo, toda hora, para ver se você está olhando para Cristo, você tirará seu olho de Cristo. Olhe para Cristo! Confie nele.
Mais
Temos uma seção só sobre o assunto da Regeneração. Em destaque recomendamos a ilustração que Washer dá sobre o porco e, para um entendimento com maior profundidade teológica, recomendamos o especial feito em cima do livro Finalmente Vivos (Piper – Editora Fiel).

4ª acusação: Uma ignorância do Evangelho de Jesus Cristo


Resumo
extraído da pregação
Eu quero submeter a você esta noite que este país não é endurecido ao evangelho. É ignorante do evangelho, porque a maioria dos seus pastores o é. E deixe-me repetir isto. O problema deste país não são os políticos liberais, a raiz de socialismo, Hollywood ou qualquer outra coisa. É o, assim chamado, pastor evangélico de nossos dias e o pregador de nossos dias e o evangelista de nossos dias. É aí que o problema deve ser encontrado. Nós não conhecemos o evangelho. Nós pegamos o glorioso evangelho de nosso Bendito Deus e o reduzimos a “quatro leis espirituais” e “cinco coisas que Deus quer que você saiba”, com uma pequena e supersticiosa oração no final que se alguém repetir depois de nós com bastante sinceridade nós o declaramos de uma forma papal, nascida de novo. Nós trocamos regeneração por “decisionismo”. [...]
Quando você deixa de lado o evangelho e não há mais nenhum poder em sua suposta mensagem do evangelho, você, então, tem que recorrer a todos aqueles pequenos truques de mercado, que são tão proeminentemente usados hoje em dia para converter os homens. E nós todos conhecemos a maioria deles. Todos eles não funcionam. [...]
Agora você sabe por que aquele pequeno evangelho que você prega não tem nenhum poder? Porque não é nenhum evangelho. Vá ao evangelho. Gaste sua vida em seus joelhos. Se afaste dos homens. Estude a cruz.
Análise
Um dos grandes problemas na transferência de conhecimento entre gerações é que uma geração começa a assumir certas coisas e não explica devidamente para a próxima. Pegando um exemplo sobre a segunda acusação, quando foi a última vez que expuseram biblicamente a doutrina da Trindade em sua igreja? O resultado é que muitos assumem a Trindade sem saber como provar isso biblicamente, ficando facilmente suscetível ao engano de unicistas, por exemplo.
O mesmo acontece com o Evangelho. Geração após geração simplesmente assumiu o Evangelho de tal forma que se você perguntar hoje “O que é o Evangelho?” para várias pessoas, você vai ter inúmeras respostas. Outro exemplo seria perguntar: você sabe o que significa propiciação?
Toda vez que o Evangelho é assumido e não é proclamado no púlpito, a igreja começa a definhar, porque sem o Evangelho aquelas quatro paredes se tornam nada mais que um clube religioso dominical.
Meu irmão, você sabe o que é o Evangelho?
Mais
Basicamente todo este blog gira em torno do Evangelho. Mas, em especial, recomendamos que você entenda sobre a  morte e ressurreição de Cristo e sobre justificação somente pela fé. Sobre justificação a Editora Fiel disponibilizou todos os vídeos da 25ª Conferência sobre o assunto (assista aqui). Recomendamos também estes vídeos:

3ª acusação: Uma falha ao falar da depravação do homem

Resumo
extraído da pregação
Quando eu olho para o livro de Romanos, que é um dos meus livros preferidos da Bíblia, ele não é uma teologia sistemática, mas se você pudesse dizer que qualquer livro da Bíblia foi uma teologia sistemática o livro de Romanos seria o mais próximo. Não é surpreendente que Paulo gasta os três primeiros capítulos do livro procurando fazer uma coisa? Levar todos os homens à condenação. Levar todos os homens à condenação.
Mas não é que a condenação seja seu grande bem supremo de sua teologia. Não é o seu fim ou o seu objetivo final. É um meio para trazer salvação para seus leitores, porque os homens têm que ser levados ao conhecimento de si próprios, antes de entregar a si próprios a Deus. Hoje, os homens são feitos de tal modo decaídos que você tem que cortar deles absolutamente toda esperança na carne antes que eles possam ser levados a Deus. Isto é importante em tudo, mas é especialmente importante no evangelismo. [...]
Quando você se recusa a ensinar sobre a depravação radical dos homens, é impossível que você glorifique a Deus, seu Cristo e a sua cruz, porque a cruz de Jesus Cristo e a glória deste é mais magnificada quando é colocada sobre o pano de fundo de nossa depravação.
Ela muito amou, porque foi muito perdoada. E ela sabia o quanto ela tinha sido perdoada, porque ela sabia quão depravada ela era.
Análise
Paulo gastou 3 capítulos de Romanos falando sobre o assunto. Neste livro percebemos uma clara divisão no capítulo 12 entre uma parte mais doutrinária (1-11) e parte mais prática (12-16). Isso significa que (em capítulos) Paulo gastou mais de 1/4 da primeira parte e aproximadamente 1/6 de todo livro falando sobre a necessidade que todo homem tem de salvação. Pastor, quanto tempo você tem exposto sobre este assunto?
Washer também fala sobre como o entendimento incorreto sobre a depravação humana e sua necessidade por salvação afeta o evangelismo. Quando você evangeliza você tem oferecido uma “boa vida” ou você tem ofertado salvação para pecadores? Até que a pessoa entenda quão pecadora ela é e quanto ela precisa ser salva, ela não irá correr para Cristo e amá-lo e louvá-lo devidamente. Quando você não expõe de forma correta e amorosa sobre o estado do ser humano, você está contribuindo para que Cristo seja menos amado e menos louvado. Repense como você tem evangelizado.
Mais
Temos uma categoria só sobre a Depravação do Homem e um especial das Doutrinas da Graçasobre o assunto. Em especial, recomendamos o vídeo do Washer: Todos os homens nascem maus.

2011 | Voltemos Ao Evangelho

2011 | Voltemos Ao Evangelho

2ª acusação: Um desconhecimento de Deus


Muitos de vocês, talvez pensem: “Oh, falar sobre os atributos de Deus e teologia, é tudo coisas altas, de torres de marfim, que não tem aplicação prática”. Ouça a você mesmo, dizendo que o conhecimento de Deus não tem aplicação prática. Você sabe por que todas as suas livrarias cristãs estão preenchidas com livros de auto-ajuda e “cinco maneiras de fazer isso” e “seis maneiras de ser piedoso” e “10 maneiras para não cair”? Porque as pessoas não conhecem a Deus. E por isso elas precisam de toda sorte de pequenos dispositivos triviais da carne para mantê-los andando como ovelhas devem andar. [...]
Para conhecê-Lo, tudo é sobre isto. Essa é a vida eterna. E a vida eterna não começa quando você passa através dos portais da glória. A vida eterna começa com a conversão. A vida eterna consiste em conhecê-Lo. Você sinceramente acha que você vai estar emocionado em se balançar em portões de pérolas e caminhar em ruas de ouro por toda uma eternidade? A razão por que você não vai perder a cabeça na eternidade, é isso: Há Um ali que é infinito em glória e você irá passar uma eternidade de eternidades buscando-O e você nunca vai ter seus braços sequer nos pés de montanha dEle.
Comece agora. Tantas coisas diferentes que vocês querem saber e fazer, e todos os livros. Pegue um livro sobre Deus, uma Bíblia, e estude-a para conhecê-Lo, para conhecê-Lo.

Análise
Você diz: “Mas eu amo a Deus desde que eu era pequeno.” Não, você amou uma imagem de Deus que você criou com sua própria mente e você amou aquilo que criou, mas se alguém viesse a você e lhe apontasse o Deus da Palavra, você diria: “Eu nunca poderia amar um Deus como esse.” Por tantas vezes eu vou às pessoas e elas me dizem: “Eu tenho amado a Deus toda a minha vida.” E eu digo: “Posso me sentar com você por meia hora e só explicar pela Palavra algumas crenças históricas e cristãs sobre Deus?”. Depois de meia hora, um bom membro de igreja diria: “Este não é o meu Deus.” e eu tenho que dizer: “Claro que não é, mas é o Deus das Escrituras.”
Juntando as duas acusações, perguntamos: seu conhecimento sobre Deus está baseado nas Escrituras ou na cultura em que você vive?
Um claro exemplo é a famosa expressão “Deus odeia o pecado e ama o pecador”. Você consegue provar isso pelas Escrituras? Já observou o que o Salmo 5:5 afirma: “odeias a todos os que praticam a maldade“?
Para saber mais sobre isso veja a resposta do Tim Conway (ctrl + mouse ) e do Paul Washer (vídeos). Provavelmente, outras perguntas surgiram, como”mas se Deus odeia o pecador, ele não ama o pecador?” e “Deus não é amor?”. Encorajamos você a ir às Escrituras em busca de resposta. Conheça a Deus através da suficiência das Escrituras.

1ª acusação: Uma negação prática da suficiência das Escrituras



“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Tm 3:15-17).
Quando se crê que a Bíblia é inspirada apenas metade da batalha foi ganha. Porque a questão não é meramente se a Bíblia é inspirada. A grande pergunta que segue e que deve ser respondida é: a Bíblia é suficiente ou será que temos que trazer todos os chamados estudos das ciências sociais e culturais, a fim de saber como funciona uma igreja? Essa é uma questão importante.
Ciências sociais, em minha opinião, têm tomado precedência sobre a Palavra de Deus de tal forma que a maioria de nós nem consegue sequer perceber. Elas penetraram de tal forma em nossa igreja, em nosso evangelismo e em nossa missiologia que você dificilmente pode chamar o que estamos fazendo de cristão. Psicologia, antropologia e sociologia se tornaram influencias primárias na igreja.
Mas não deve ser assim. Todas as atividades em nossa Igreja devem estar fundamentadas na Palavra de Deus, fluindo de teólogos e exegetas, de homens que abrem a suas Bíblias e tem apenas uma pergunta: “Qual é a Tua vontade, oh Deus?”
Análise
Você já não ficou chocado em pensar como alguns personagens do passado não conseguiram enxergar um erro tão grotesco que cometeram. Ou algo que antes era normal e agora é escandaloso, ou mais comum, era escandaloso e agora é normal. Querendo ou não, somos influenciados pela cultura em que vivemos de formas impercebíveis. Então, o convido a fazer um exame: pegue uma área de sua vida pessoal ou coletiva como igreja e pergunte-se:
1) Onde a Bíblia orienta a fazer isso?
2) Onde a Bíblia orienta que esta é a forma correta de fazer isso?
Como exemplo, iremos usar a segunda acusação. Então, continue lendo.