Por que há tantas denominações?

A resposta é que toda essa confusão de igrejas, denominações e seitas que vemos no cristianismo é fruto da desobediência do homem. Cristo só tem uma Igreja, que é aquela que Ele comprou com Seu precioso sangue. E dela fazem parte todos os que verdadeiramente crêem. mas o homem decidiu separar os crentes por nomes, doutrinas, líderes e costumes, criando suas próprias "igrejas" que são apenas para tristeza de Deus e escândalo para o mundo.

Eu, assim como muitos irmãos espalhados por todo o mundo, não pertenço a qualquer denominação ou "igreja" no sentido denominacional. Mas me congrego com outros irmãos somente ao nome do Senhor Jesus Cristo, para aprender da Palavra de Deus, ter comunhãon com os irmãos, lembrar o Senhor na Sua morte, por meio da celebração da Ceia do Senhor, e também orar, além de cantar hinos de louvor e adoração ao nosso Deus.

Leia os textos nos links abaixo para ter uma idéia da ruína em que se encontra a cristandade e do que o crente sincero deve fazer em tempos como estes. Leia também 12 Cartas a um Jovem Convertido para aprender mais sobre este assunto, bem como outros para sua edificação.

Por Que Nos Reunimos Assim?
Você Parte o Pão? Por Que, Quando, Onde e Como?
Reunião de Oração
A Mulher: Seu Lugar nas Escrituras
Que Denominação é Esta?

terça-feira, 15 de junho de 2010

A HISTÓRIA DA MULHER NO CRISTIANISMO

A situação das mulheres no Cristianismo primitivo tem sido bastante debatida nas últimas décadas, sem dúvida, motivada hoje pelo interesse do movimento das mulheres nos países ocidentais. Acho que é um pouco misturado. Certamente há evidências no Novo Testamento das mulheres que fazem muitas coisas dentro do cristianismo primitivo. Nas cartas de Paulo, ele cumprimenta as mulheres. Refere-se a um deles [com] uma palavra em grego que se traduziria como "diaconisa".

Mesmo que chama de uma das mulheres de Apóstolo. O que significava exatamente nesses termos é um pouco difícil dizer, dada a distância no tempo, mas há muita evidência de atividade das mulheres. Acho que parte da atividade no início do período, que é o período do Novo Testamento em si, que pode estar relacionado ao papel da mulher nas igrejas casa.

As primeiras comunidades cristãs reuniram-se em casas das pessoas, pois eles por algum tempo ainda não tinham igrejas, e em todo o Novo Testamento, principalmente no livro de Atos, descobrimos que as mulheres estavam nas casas em que os primeiros cristãos reuniram. Acho que isso é significativo, porque eu não acho que as mulheres que trabalhavam nas casas eram para o simples fornecimento de café e biscoitos, para a comunidade cristã. Eu acho que isso provavelmente deu-lhes alguns caminhos para ter poder... na igreja.

O que parece ter acontecido dentro dos primeiros séculos é que o que limite das atividades das mulheres possam ter tido no início reduzidos porque tem o desenvolvimento de uma hierarquia de membros do clero, com bispos, presbíteros e diáconos, e é muito firmemente estabelecido que as mulheres não devam ser bispos ou padres. Muitos pais da igreja escreveram sobre isso. Assim que as mulheres tendem a ficar excluídas aquelas funções, [que] eles têm algumas funções, [], como ingressar em um grupo chamado as viúvas ou diaconisas, no século IV. Nós temos boa evidência de uma ordem de diaconisas, mas eles são excluídos do sacerdócio.

Nenhum comentário: